domingo, 28 de junho de 2020

TA NA HORA DE POR A BOCA NO TROMBONE !!!

Muitas são as perguntas sem respostas !!!
Ao longo de décadas muitos jogadores questionam algumas regras, deliberações, prerrogativas e imposições vindas dos Representantes dos clubes pelos quais são filiados, da CBFM ou até mesmo da Diretoria de suas respectivas Federações.   

Aqui em Sampa a maioria dos jogadores e alguns dirigentes se sentem "encurralados", temerosos ou simplesmente são acomodados (tipo: num tô nem aí, deixa como está, pra que mudar, não vou me expor...). 
Hoje, quem discorda das imposições ou sugere alguma mudança sempre é "apedrejado", criticado, rotulado de "tá sempre contra" ou nunca satisfeito com nada...ou taxado de "gagá"(no meu caso ...kkkkkk). 
Isso tem levado a maioria dos praticantes a desistir de comentar qualquer deliberação e estimulando a maioria de que não vale a pena "se queimar". A verdade é que as respostas sempre vem de forma ríspida e imediata. Nada pode ser dito nem sugerido: dá a impressão de que temos que acatar tudo na íntegra. Qualquer deslize no vernáculo é tido como agressivo. 
Temos  livre arbítrio e inteligência suficiente para defender nossas prioridades, perspectivas, sonhos e metas. TEMOS O DIREITO DE SERMOS OUVIDOS e resgatar o juramento de que a Federação é de todos e de que a CBFM deveria ouvir muitos antes de qualquer decisão !!! 
O que está prevalecendo não é o correto!
Não se trata de intrigas pessoais: apenas opiniões divergentes...só isso !!! 
A taxa de intenção de "tumultuar" é ZERO !!! 
O propósito maior é o de não só esclarecer algumas atitudes como proporcionar participação de toda coletividade botonística.

Não dá pra continuar assim !!!


Sabemos que um simples palpite, alguma idéia diferenciada, sugestões "regadas" com bom senso, propostas adequadas ou críticas construtivas são extremamente úteis. No mínimo devem ser ouvidas, esclarecidas educadamente e encaminhadas para que outros possam dar o seu parecer. Opinar deve estar no tôpo da pirâmide das razões. 
Essa deveria ser a premissa de toda Gestão !!!





Sabemos que picuinhas, resquícios emocionais, más recordações e confrontamentos antigos deveriam ser enterrados com o passado...mas nosso carater, personalidade ou teimosia não permitem que tal ocorra (...que pena !!!). 
Estamos cientes, também, que dependendo do ocorrido nem tudo deve ser consultado: algumas medidas exigem "pulso firme", poder de decisão... sempre pelo bem maior. A "balança" do que é justo deve estar sempre muito bem aferida para que não haja arrependimentos posteriores. Toda reação deve ser apurada com rigor e imparcialidade.

Sou jogador desde os 8 anos de idade; federado desde 1985; dirigente de clube desde 1988 (no 7 de Setembro, Juventus, São Judas e outra vez no 7 de Setembro). Já ocupei alguns cargos na FPFM (de 2º escalão) em algumas gestões. Já pensei em concorrer à Presidência (... e estou pensando novamente).
Nunca deixei de compartilhar com meus atletas as opiniões, sugestões e críticas. Em vésperas de Assembleias consultava a todos sobre a pauta (quem já jogou no meu time pode comprovar). Sou amplamente a favor de decisões compartilhadas. 
Respeito à hierarquia também é sempre bem-vinda !!! 
O " NÓS" deve vir sempre antes do "EU"!!! 
Primo pela amizade acima de tudo; pelo bem estar da convivência harmoniosa.
Prezo pelo bom senso da maioria (mesmo sabendo que "...cada cabeça tem uma sentença !!!"). Sabemos o quanto é difícil agradar "gregos e troianos"!!! 
Administrar "vaidades" ...não deveria ser o mais difícil. 
Em todas as adversidades encontradas ao longo do caminho que já trilhei como Representante de Equipes (33 anos), minha decisão sempre visa "o grupo". Agir de forma imparcial e enfatizar o "Um por todos e...todos por um"... sempre foi minha bandeira!!!".
Abomino o individualismo, a falta de educação, a prepotência, o narcisismo e principalmente a soberania. 
Acho repulsivo jogador que quando perde a partida não estende a mão para o adversário. Recrimino acintosamentre aquele que "faz de tudo", rouba em um jogo... só para sair vitorioso a qualquer preço
Repugno o "duas caras" e também o que só enche o saco e não colabora com nada!!!


Meu lema sempre foi: 
" Na mesa de jogo vale mais conquistar um amigo 
do que uma vitória !!!"

Jogar "botão", praticar o futebol de mesa, deve ser considerado apenas um "hobby" e não uma trilha que o leva ao ápice da realização pessoal. Quando a antiga "brincadeira" de criança torna-se a razão do viver de um adulto...é preocupante. 
Falar de decoração de times, goleiros, travinhas, bolinha, palhetas e afins tem de ser a tônica. Temos que voltar a sentir prazer e alegria em apenas estar jogando, independente do resultado. O legal é "estar com amigos"; passar horas debruçado na mesa de jogo; gargalhar ao relembrar passagens épicas, jogos emocionantes, viagens inesquecíveis, gols na "campa", conquistas. 
Alguns colegas já se dispuseram em entrevistar craques ou personalidades que praticam nossa modalidade. Outros publicam LIVES. Outros contam "causos". É gratificante saber que as redes sociais, o zap, sites, blog e tantas outras formas de comunicação estão sendo usadas para propagar nossa "paixão esportiva". 

Resumindo: a partir da próxima publicação algumas perguntas, idéias, propostas e afins serão colocadas em discussão aqui no ESPALHAFATOS e gostaríamos muito que TODOS os praticantes aqui de São Paulo se pronunciassem com palpites, esclarecimentos e opiniões. Os atletas de outras localidades também podem participar, mas só computaremos os "votos" dos paulistas e paulistanos.

SUA PARTICIPAÇÃO SERÁ DE EXTREMA IMPORTÂNCIA !!!


Falaremos sobre:
# regras, 
# fórmulas dos campeonatos, 
# composturas padrões durante as partidas, 
# equipamento de jogo, 
# fabricantes, 
# gestão da FPFM,
# controle das conta$ ,
# eventos extra-oficiais,
# controle do patrimônio,
# como são realizados os sorteios nos torneios,
# mando de jogo,
# formação de equipes , 
# duração de mandatos, 
# procedimentos da CBFM, 
# dificuldades para obter patrocínio, 
# formas de promoção do esporte, 
# publicidade nas mídias sociais
# calendário de jogos, 
# pontuação no ranking, 
# avaliar os valores das taxas, 
# manutenção da documentação do clube e utilidade da carteirinha,
# regulamentos, 
# o papel do TJD, 
# Campeonatos regionais e Brasileiros, Copas, Taças, Opes, 
# modalidades, 
# categorias, 
# avaliação das sedes, 
# torneios fora da Capital, 
# como administrar torneios de outras modalidades,
# uniforme e tantos outros assuntos pertinentes ao futmesa. 

Chegou a hora de "botar a boca no trombone" com muita educação e respeitando a opinião alheiaNinguém fará o papel de sensor, pois temos certeza de que o "mundo não é feito apenas de uma verdade". 
O objetivo principal é SER OUVIDO
NÃO TENHA MEDO: FALE !!!

Propague entre seus companheiros de equipe para que tenhamos resultados fidedignos (quanto maior a mostragem, maior a fidelidade do resultado).

Saber o que VOCÊ pensa é muito importante.


Toda sexta-feira abordaremos um tema. 
A pauta estará direcionada aos praticantes: leiam, pensem e opinem.
Na semana seguinte publicaremos (no final do artigo do dia) um gráfico contendo as respostas, os palpites, críticas e sugestões sobre o assunto discutido na edição anterior. Dessa forma, estaremos sempre a par do que a maioria pensa. 

As propostas deverão ser encaminhadas para:
* o email : eliasgaba@gmail.com , 
* facebook (Elias Gaba) 
* ou zap 99820-5116 .


AGUARDEM !!!


















Nenhum comentário:

Postar um comentário