sexta-feira, 28 de agosto de 2020

O ASSUNTO DA SEMANA É CONDUTA E PROCEDIMENTOS

Me sinto incomodado em descobrir que precisamos, URGENTEMENTE, de um Manual de Conduta para que o andamento das partidas e torneios transcorram dentro dos padrões normais de jogo. Nos dias de hoje ainda nos defrontamos com atletas que usam "de todas as formas possíveis, nem sempre honestas" para ganhar uma partida. Ainda encontramos alguns que não marcam os gols na hora pra marcar um a mais depois. Temos também "os possuídos" com desejo de ganhar usando exageradamente a "catimba" assim como encontramos Clubes que usam de subterfúgios para intimidar o adversário em sua sala de jogo; os que "fazem reloginho" quando falta 1' para terminar o tempo ou ainda os que conspiram para "uma marmelada", combinação de resultado, entrega de jogo. 
Sim : tudo isso em tempos modernos, mas tenho certeza de que ainda irão dizer "que isso é normal em qualquer esporte".


Como definir padrões normais ???
Definir "padrões normais" tornou-se uma missão para "os sábios", para os "pensadores", "mestres"... pois justamente e
ssa é uma pergunta que devemos nos fazer e, a partir daí, conseguiremos determinar os limites do concebível.
É inadmissível que tenhamos que "perder tempo" em analisar possíveis desconfortos, falhas, atitudes e até agressividade por parte dos contendores.


Devemos nos preocupar, também, com a postura e compostura dos atletas antes , durante e depois da partida.
A CBFM não define nenhuma "cartilha de procedimento" e o TJD, em diversas ocasiões, sente-se "de mãos atadas" tendo que seguir o Estatuto e o Código Disciplinar à risca.


Avaliar as sedes
também se faz necessário pois, muitas vezes, somos obrigados a jogar em "território" muito adverso sem um mínimo de condições favoráveis. Acesso, estacionamento, recepção, iluminação da sala, piso, ventilação, sanitários limpos, bebedouro, lanchonete/restaurante, nivelamento das mesas, travinhas sem filó rasgado, cronômetro audível, súmula da partida e sumulinhas dos jogos à disposição, bolinhas novas ou pelo menos limpas são fatores importantíssimos para uma boa receptividade e bom transcorrer do jogo.

Ler e concordar com as Regras impostas pela CBFM também é um incômodo desagradável, assim como não poder escolher se a equipe joga no sábado (manhã ou tarde) ou no domingo (pela manhã). Onde estão os critérios do "mando de jogo": aceitamos a imposição ou sugerimos um comum acordo?

Aparentemente, são assuntos supérfulos mas, se "coçarmos nossa consciência" como deveríamos, chegaremos a conclusões desastrosas.



Por isso, ESPALHAFATOS se propõe, nessa penúltima pesquisa, a ouvir a opinião dos atletas para que consigamos trilhar um caminho que nos leve à luz da verdade e conscientização das reais necessidades emergentes do nosso esporte. 

Lembramos que A SUA PARTICIPAÇÃO É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA e que nosso objetivo é trabalhar SEMPRE POR UM FUTMESA MELHOR !!!


PARTICIPE DA PESQUISA



Nenhum comentário:

Postar um comentário